Bem-vindo ao site do PAB


O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) tem intuito de propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.

Com esse propósito, foram realizados 10 seminários estaduais e quatro regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), com objetivo de ter um panorama dos contextos regionais e territoriais para a construção do PAB. Os seminários serão os elementos centrais de conexão entre os diferentes segmentos da sociedade. Governos municipais, estaduais e federal, sociedade civil e setor empresarial estarão juntos discutindo conjunturas, propostas e metas de ação.

Acompanhe as ações do PAB


Neste portal você poderá acompanhar as ações do PAB, bem como ter acesso a notícias, fotos, vídeos, entrevistas e depoimentos do processo de atualização e construção do plano.

Documentos


Acesse os principais documentos relacionados ao Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) e fortaleça as ações.

Matérias e notícias

Mais notícias

20 de Dezembro de 2024 às 19:52

Balanço: Sem instrumento para tratar de secas, balanço da COP16 é positivo para o Brasil

A 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) foi realizada em Riad, na Arábia Saudita, entre 2 e 14 de dezembro de 2024. Conversamos com Alexandre Pires, diretor do Departamento de Combate à Desertificação da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sobre os principais avanços da COP16, a apresentação do PAB Brasil e o papel da comunicação para essa temática. Conf … Leia mais +
20 de Dezembro de 2024 às 12:38

Principais resultados da COP16 da UNCCD: Observatório da Caatinga e da Desertificação

Observatório da Caatinga e da Desertificação (OCA) lança relatório síntese com os principais resultados da 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), realizada em Riad, na Arábia Saudita, entre 2 e 14 de dezembro de 2024. Acesse o documento ↗Confira nota na íntegraPrezados(as) pesquisadores(as),É com grande satisfação que nos dirigimos a todos para compartilhar os principais resultados da 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convençã … Leia mais +
16 de Dezembro de 2024 às 14:04

MMA abre consulta pública para o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca

Contribuições podem ser enviadas pela plataforma Participa + Brasil até 20 de dezembroFoto: Acervo MMAO Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB Brasil) está em consulta pública até 20 de dezembro por meio da plataforma Participa + Brasil. O processo foi lançado pelo governo federal em 6 de dezembro.A construção do novo plano ocorre 20 anos após a publicação do primeiro Programa Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Sec … Leia mais +

Realização


Marcas de Realização do PAB. Marcas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável da da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT).

A construção do 2° PAB é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em colaboração em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o apoio Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Ministério da Educação.

A Iniciativa também conta com parceiros locais e regionais que estão apoiando a realização nos estados, dentre eles a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), os Governos dos Estados do Nordeste e Minas Gerais, universidades, institutos federais e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).