Bem-vindo ao site do PAB
O Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) tem intuito de propor e planejar ações estratégicas concretas de curto, médio e longo prazos para combater a desertificação, mitigar os efeitos das secas e prevenir e reverter os quadros de degradação da terra.
Com esse propósito, foram realizados 10 seminários estaduais e quatro regionais (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte), com objetivo de ter um panorama dos contextos regionais e territoriais para a construção do PAB. Os seminários serão os elementos centrais de conexão entre os diferentes segmentos da sociedade. Governos municipais, estaduais e federal, sociedade civil e setor empresarial estarão juntos discutindo conjunturas, propostas e metas de ação.
Acompanhe as ações do PAB
Neste portal você poderá acompanhar as ações do PAB, bem como ter acesso a notícias, fotos, vídeos, entrevistas e depoimentos do processo de atualização e construção do plano.
Documentos
Acesse os principais documentos relacionados ao Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB) e fortaleça as ações.
Matérias e notícias
Mais notíciasBalanço: Sem instrumento para tratar de secas, balanço da COP16 é positivo para o Brasil
Principais resultados da COP16 da UNCCD: Observatório da Caatinga e da Desertificação
MMA abre consulta pública para o Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca
Realização

A construção do 2° PAB é uma iniciativa conjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT), em colaboração em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e o apoio Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Ministério da Educação.
A Iniciativa também conta com parceiros locais e regionais que estão apoiando a realização nos estados, dentre eles a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Piauí (UFPI), os Governos dos Estados do Nordeste e Minas Gerais, universidades, institutos federais e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).